“Ninguém larga a mão de ninguém” - Sobre o Reencontro do Enjel

Realizamos, a 8 de dezembro de 2018, um Reencontro com algumas das Juventudes que se congregaram em Poá de 8 a 10 de setembro de 2017 para o 2º ENCONTRO DE JUVENTUDES E ESPIRITUALIDADE LIBERTADORA. Nossa motivação foi a virada do quadro político no Brasil, após o resultado das eleições de 2018, e a necessidade de trocar sentimentos, pensamentos, e pensar juntxs em estratégias que integram a fé e a cidadania, assim como nos abraçarmos, darmos as mãos e rezarmos juntos, renovando nossas forças na fé comunitária.
O Reencontro contou com a participação de 15 lideranças, um número pequeno, mas significativo, que reforça a importância da representatividade das comunidades locais e também da força geradora de estar juntxs. A estrutura do Reencontro contou com uma Mística de Acolhida, um momento de “fazer memória” dos pontos-chave do ENJEL, sua ressonância e caminhada nas comunidades locais. Seguimos para avaliação do momento atual do Brasil, quais as questões chave e possibilidades de agir diante desse contexto.
Finalizamos com uma Mística voltada para a renovação da vida, a partir dos quatro elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar), partilha da Palavra sagrada, do pão e acolhida amorosa dos participantes. Partilhamos, portanto, algumas chaves de leitura e dialogamos, a fim de nos inspirar, nutrir, provocar, convocar e darmos as mãos no dia a dia.
Com imenso carinho,
(em nome de toda a equipe do Reencontro)